A frequência com que se deve mudar o óleo do carro depende de vários fatores, incluindo o tipo de óleo utilizado, o modelo e ano do veículo, o estilo de condução e as condições de operação. As recomendações específicas podem ser encontradas no manual do teu carro. No entanto existe algumas orientações gerais que te podem ajudar:
Intervalo de tempo
Muitas marcas automóveis recomendam a troca de óleo a cada 6 meses a 1 ano, mesmo não atingindo os quilómetros recomendados para a troca. Isto porque o óleo também se pode deteriorar apenas com o tempo, mesmo que o carro não seja utilizado com frequência.
Intervalo de quilometragem
O intervalo comum para troca de óleo é a cada 5.000 a 10.000 quilômetros. Mas pode variar. Alguns veículos modernos e óleos sintéticos de alta qualidade podem permitir intervalos mais longos – como 12.000 a 15.000 quilómetros.
Condições de condução
Se conduzires em condições mais severas – como muito trânsito, temperaturas elevadas, viagens curtas frequentes ou com bastante peso no carro, a mudança de óleo pode precisar de ser mais frequente.
Tipo de óleo
Os óleos sintéticos geralmente têm uma vida útil mais longa do que óleos minerais convencionais, o que pode permitir intervalos de troca mais espaçados.
Em última análise, é importante seguir as recomendações do fabricante. É igualmente importante verificar regularmente o nível de óleo do motor entre as trocas e, se necessário, acrescentar óleo.
Se tiveres dúvidas é sempre aconselhável consultar o manual do teu carro ou um profissional qualificado.
Verificar o nível de óleo do motor é uma tarefa importante para garantir o bom funcionamento e a longevidade do teu carro.
1. Estaciona o carro num terreno plano: certifica-te que o veículo está estacionado num local nivelado para obter uma leitura precisa do nível de óleo.
2. Desliga o motor: garante que o motor está desligado e aguarda alguns minutos para permitir que o óleo retorne ao cárter.
3. Abre o capô do carro e localiza a vareta de óleo: a vareta de óleo tem geralmente uma alça colorida (amarela, laranja ou azul) para facilitar a sua identificação e está geralmente localizada na parte de trás do motor.
4. Retira a vareta de óleo: puxa a vareta de óleo completamente para fora do tubo.
5. Limpa a vareta: usa um pano limpo ou papel para remover qualquer óleo antigo da vareta.
6. Coloca a vareta: insere completamente a vareta de óleo de volta no tubo.
7. Retira a vareta novamente: volta a retirar a vareta e observa o nível de óleo. A vareta tem marcas indicando os níveis mínimo e máximo. O nível de óleo deve estar entre essas marcações.
8. Verifica as condições do óleo: além do nível, observa o estado do óleo, se este estiver muito escuro ou com partículas, pode ser um indicador de que está na hora de trocar.
9. Adiciona óleo: se o nível estiver abaixo da marca mínima, adiciona óleo conforme necessário. Usa o tipo de óleo recomendado pelo fabricante.
Lembra-te que é importante verificar o nível de óleo regularmente, especialmente antes de viagens longas. Se não estiveres confortável com esta tarefa, podes pedir ajuda a um profissional da área.
Existem diferentes tipos de óleo de motor disponíveis, sendo que a escolha do tipo certo depende das especificações do teu veículo, das condições de condução e das preferências do proprietário.
Os principais tipos de óleo de motor são:
Também conhecido como óleo convencional, é derivado do petróleo bruto e geralmente mais acessível em comparação com óleos sintéticos. É normalmente recomendado para carros mais antigos ou que não exigem especificações de óleo mais avançadas.
O óleo sintético é fabricado artificialmente com polímeros e aditivos, e oferece melhor estabilidade numa ampla faixa de temperaturas. É mais caro que o óleo convencional, mas oferece benefícios em termos de desempenho e de durabilidade do motor. É normalmente recomendado para veículos modernos e de alto desempenho.
Combina óleo convencional com óleo sintético, em proporções específicas, oferecendo o desempenho do óleo sintético e o custo do óleo convencional. Pode ser uma boa escolha para veículos mais antigos ou para quem deseja um desempenho melhor, sem o custo mais elevado de um óleo sintético.